• Siga-nos!
igreja_matriz_de_nossa_senhora_dos_remedios_-_cidade_catole_do_rocha_-_paraiba_-_brasil.jpgigreja_matriz_de_nossa_senhora_dos_remedios_-_cidade_catole_do_rocha_-_paraiba_-_brasil.jpgisset
Catolé do Rocha
×

Mensagem de status

Buscando sua localização......

Catolé do Rocha

Informações da Cidade

Galeria de Fotos
Galerias: 
História

A cidade de Catolé do Rocha está localizada na microrregião no alto sertão do Estado. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município possui uma área territorial de 552 km² e fica a uma distância de 405Km para a Capital de Estado João Pessoa.
Tendo como os primeiros habitantes os índios Cariris, no final do século XVII, sendo perseguidos e mortos pelos bandeirantes e Capitães Paulistas, (Garcia D'Ávila, Rocha Pita e os Oliveira Ledo que povoaram principalmente a região do rio Agon).
Por volta de 1774, o Tenente Coronel Francisco da Rocha Oliveira e sua esposa Dona Brásida Maria da Silva, construíram as primeiras casas e da capela de Nossa Senhora do Rosário.
Registros indicam que o município se deu às margens do Riacho Agon ou Ogon, onde havia água farta mesmo nos anos de estiagem.
Logo após a chegada do Tenente Coronel Francisco da Rocha Oliveira, o então povoado registra um considerado crescimento, com a explorar a parte de terra que lhe cabia. Organizando plantações, construindo fazendas de gado, casas residenciais, como também a construção da Capela do Rosário, onde anos depois foi demolida sendo construída a Igreja matriz de Nossa Senhora dos Remédios.
A denominação Catolé do Rocha se deu a partir de uma palmeira nativa da região de nome Coco Catolé, e Rocha, uma homenagem ao seu fundador que tinha como sobrenome.
A emancipação administrativa do município de Catolé do Rocha se deu em 1835, quando o então governador Manoel Maria Carneiro presidente da província da Paraíba, através da Lei Provincial nº. 5 de 26 de maio de 1835, cria a Vila Federal de Catolé do Rocha.
Finalmente, em 1935, o povoado é elevado a categoria de cidade pelo Decreto de 21 de janeiro de 1935.

Pra onde ir :
• Monte do Tambor
• Praça Prefeito José Sérgio Maia
• Colégio Normal Francisca Mendes
• Parque das Acácias
• Centro de Cultura Geraldo Vandré